login cidadão

Articulação do Login Cidadão, uma solução que implementa Plataformas de Governança e Serviços Digitais em grande escala, unificando políticas de segurança, transparência e privacidade.

 Ano

2013/2014

Local

Rio Grande do Sul/Ceará

Pessoas envolvidas

Uirá Porã e Branca Schutz

Parceiros

Guilherme Donato e Lucas Pirola

SAIBA MAIS

 

O Instituto Mutirão é um dos principais articuladores do projeto Login Cidadão desde sua idealização, em 2013. Uma solução que implementa Plataformas de Governança e Serviços Digitais em grande escala, unificando políticas de segurança, transparência e privacidade, e colocando o cidadão como ponto de convergência para a integração descentralizada dos dados e aplicações. Hoje o serviço é usado pelos governos estaduais do Rio Grande do Sul e do Ceará (em fase de utilização interna).

:: Histórico

Foi implementado no Governo do Rio Grande do Sul em Maio de 2014, através de uma colaboração entre o Gabinete Digital a Procergs, envolvendo diversas secretarias e setores estratégicos do governo. Proposto para ser implementado de forma gradual, o sistema começou com a Votação de Prioridades e depois se conectou ao Gabinete Digital, ao De Olho nas Obras, ao ProCulturaRS e ao Mapa da Cultura.

reSULTADOS

Para os governos

  • Maior conhecimento sobre seu público
  • Cruzamento de informações
  • Economia de recursos
  • Melhor gestão da informação
Integração com várias plataformas

Para os cidadãos

  • Comunicação centralizada
  • Menos burocracia online
  • Mais sensação de eficiência
  • Menos trabalho

DEPOIMENTOS 

O Login Cidadão é uma iniciativa pioneira que permite, ao mesmo tempo, melhor acesso a serviços públicos e processos participativos. Mais do que uma inovação tecnológica, trata-se de uma oportunidade para tornar a interação entre cidadãos e governos mais fácil, segura, eficiente e democrática.

Tiago Peixoto

Unidade de Governança Digital (Banco Mundial)

O Login Cidadão é uma iniciativa antenada com os desafios atuais do acesso a serviços públicos e do exercício do direito humano à Participação Social. Une facilidade, privacidade e segurança, empoderando os cidadãos nas suas relações com as organizações públicas.

Ricardo Poppi

Unificar o acesso aos serviços fornecidos pelo Estado ao cidadão pela internet não é somente simplificar ou tornar mais eficiente a administração pública, mas também dar um maior controle ao cidadão sobre seus próprios dados pessoais. O Login é Cidadão exatamente quando privilegia a privacidade, o controle e a transparência para o cidadão sobre o uso que é feito dos seus próprios dados.

Danilo Doneda

Professor na Faculdade de Direito (UFRJ)

Uma porta de entrada para acessar os serviços do governo; não apenas tornar o governo mais acessível e eficiente, mas buscar um modelo de gestão mais transparente e democrático.

Vinicius Wu

Coordenador do Gabinete Digital (RS)