Ceará em rede: o futuro é a nossa praia!

O avanço das tecnologias tem forçado governos de todo o mundo a adotar novas práticas e a criar setores de Transformação, Governança e Políticas Digitais. Foi assim no Reino Unido, na Casa Branca e no governo federal.

No Ceará, o Instituto Mutirão apoiou a Secretaria da Cultura do Estado na estruturação de uma célula de Governança Digital que integrou políticas de Gestão, Comunicação e Tecnologia, adotando práticas colaborativas e digitais. Outras secretarias avançaram em diversas iniciativas, que vão do Ceará Transparente ao Hub Tecnológico do Ceará.

O governo estadual também alcançou índice inédito de 1,5% do orçamento destinado exclusivamente à Cultura e previsão de 2% à Ciência e Tecnologia, e agora discute sobre dar escala às políticas exitosas de Educação, Cultura e Saúde.

Nossa aposta é jogar luz nas fibras ópticas do Cinturão Digital e declarar o acesso à internet como um direito básico, visando alcançar o objetivo estratégico do #Ceará2050: Redução radical da desigualdade. Para isso, é fundamental conectar 100% das prefeituras e equipamentos públicos, fomentando a formação de bacias criativas, com afluentes culturais, tecnológicos, educacionais, científicos; sempre com especial impacto sobre a governança local.

O digital que disponibiliza internet de alta velocidade para escolas profissionalizantes é o mesmo digital que pode disponibilizar internet universal para toda a população para reduzir desigualdades e multiplicar oportunidades.

O digital que é utilizado na arrecadação estadual e na divulgação de atividades do governo é o mesmo digital que pode implementar um sistema integrado de identificação, relacionamento, abertura e atendimento de ocorrências, para viabilizar, de fato, o controle social das atividades públicas.

Para refletir, debater e agir sobre essas questões será realizado 14 fevereiro, em Fortaleza, o Fórum de Políticas Digitais. Que é um convite das Secretarias da Cultura e da Ciência, Tecnologia, da Feira da Música e do Mutirão, para que todos protagonizem este contexto de transformações que estão afetando eleições, cultura, governos, enfim, nossas vidas. 

Uirá Porã – Sócio fundador do Instituto Brasileiro de Políticas Digitais – Mutirão