Encontrão Hacker

Articulação para a realização das duas primeiras edições do Encontrão Hacker, em 2014, no Rio Grande do Sul, e da terceira edição, em 2015, no Ceará.

 Ano

2014 e 2015

Local

Rio Grande do Sul e Ceará

Pessoas envolvidas

Branca Schutz e Uirá Porã

Parceiros

Lucas Pirola e Guilherme Donato

SAIBA MAIS

 

O Encontrão Hacker é um encontro imersivo para apresentação de experiências, discussões políticas, tecnológicas e conceituais, sessões de trabalho para elaboração de especificações técnicas, priorização de demandas e construção de um grande roadmap das ferramentas digitais para a Cultura. Voltado para gestores, conselheiros, profissionais, empreendedores e todos os interessados em Políticas Culturais e Ferramentas Digitais para a gestão pública.

 

:: Histórico

 

1º Encontrão Hacker

Realizado nos dias 24 e 25 de janeiro, no Rio Grande do Sul, como parte da agenda de atividades do Conexões Globais. A programação foi composta por uma Hackathoona, uma CriptoParty e um ciclo de Debates, promovendo a construção de tecnologias, o intercâmbio e a integração de agentes, coletivos e iniciativas públicas e privadas interessados em experimentar e pesquisar os limites e desafios da participação social e da democracia em rede.

 

2º Encontrão Hacker

Realizado nos dias 18 e 19 de setembro de 2014,  em uma parceria entre o Governo do Rio Grande do Sul, o Instituto Tim e o ITS Rio. A programação englobou um “Encontro de desenvolvedores da plataforma Mapas Culturais” e uma “Maratona Hacker do Login Cidadão“, tendo como foco a realização de uma apresentação técnica das plataformas para desenvolvedores interessados em implementar as soluções em suas instituições e participar ativamente do seu desenvolvimento.

 

3º Encontrão Hacker

Aconteceu em Fortaleza (CE), nos dias 15 e 16 de março de 2015, reunindo gestores, conselheiros, profissionais, empreendedores e todos os interessados em Políticas Culturais e Ferramentas Digitais para a gestão pública. O evento foi marcado ainda pelo lançamento do Mapa Cultural do Ceará.

reSULTADOS

Compartilhamento e construção coletiva de tecnologias

  • Ciclo de Debates, promovendo a construção de tecnologias, intercâmbio e a integração de agentes, coletivos e iniciativas públicas e privadas
  • Ações de estímulo à participação social e à democracia em rede
  • Encontro de desenvolvedores da plataforma Mapas Culturais
  • Lançamento do Mapa Cultural do Ceará

galeria