EntrePontos – Programa Integrado para Agentes de Cultura do Ceará

Estruturação de site do Programa EntrePontos, mapeamento de agentes culturais, realização de oficinas de Comunicação Colaborativa e de rodas de conversas sobre Cartografias Colaborativas, Ferramentas de comunicação em rede, Cultura Digital e Georreferenciamento.

 Ano

2013

Local

Tauá (CE), Sobral (CE), Paracuru (CE) e Icó (CE)

Pessoas envolvidas

Gecíola Fonseca e Uirá Porã

Parceiros

Feira da Música 

SAIBA MAIS

Em 2013, a equipe do Instituto Mutirão integrou o corpo docente do EntrePontos – Programa Integrado para Agentes de Cultura do Ceará, realizado pela Feira da Música, através da Associação dos Produtores de Cultura do Ceará (Prodisc) e da Casa Fora do Eixo Nordeste, em quatro municípios do estado.

Foram realizadas oficinas de comunicação colaborativa e em rede envolvendo as diversas etapas e processos (planejamento, divulgação, cobertura e avaliação dos resultados) bem como os meios, plataformas, aplicativos e ferramentas de trabalho em rede disponíveis e gratuitas que poderiam ser utilizadas para divulgação e potencialização das atividades dos coletivos locais.

Aconteceram ainda rodas de conversas sobre leitura crítica da mídia tradicional, georreferenciamento, cultura digital, entre outros temas, ampliando o campo de visão dos participantes e abrindo caminho para a construção de uma comunicação mais livre, participativa e democrática em seus territórios, indo de encontro ao objetivo do EntrePontos de fortalecer o desenvolvimento sustentável e integrado de projetos de negócios na área da Cultura no mercado glocal (global+local).

Além disso, o Coletivo Mutirão estruturou o site do projeto, que, além de servir para a divulgação das atividades e publicações de notícias, está no ar até hoje como um catálogo das atividades realizadas nos quatro municípios, incluindo registro dos participantes, atividades realizadas e resultados alcançados.

reSULTADOS

Realização de oficinas de comunicação

  • Leitura Crítica da Mídia Tradicional
  • Princípios Básicos e planejamento de Comunicação
  • Exercício prático de divulgação do evento cultural realizado pelos participantes em veículos de rádio, imprensa local e redes sociais.
  • Exercício prático de cobertura do evento em tempo real nas redes sociais com a produção de textos, fotos, vídeos e cobertura ao vivo.
  • Avaliação dos resultados do processo comunicativo
Integração com várias plataformas

Rodas de Conversas

  • Cartografias Colaborativas
  • Ferramentas de comunicação em rede
  • Cultura Digital
  • Georreferenciamento
Integração com várias plataformas

Criação e estruturação do site

  • Informações gerais
  • Publicação de notícias
  • Páginas específicas para cada território contendo apresentação do local, programação, informações gerais, apresentação do corpo docente e mapeamento de agentes culturais

galeria

DEPOIMENTOS 

O Programa EntrePontos se apresenta como um desenho processual de formação livre capaz de contribuir com esse novo pensar o desenvolvimento das pessoas, ao associar conhecimento, vivências, tecnologia social e solidária às capacitações técnicas de produção cultural. Esse fazer colaborativo, potencializa os agentes locais tanto no aspecto espiritual e criativo quanto material, no sentido de contribuir e participar da melhoria do bem estar social localmente. Cristina do Vale

Produtora Cultural e facilitadora da primeira edição do projeto, em 2010

O processo do EntrePontos é propor a realização coletiva de uma ideia que seja gerada pelos participantes locais e, a partir disso, se ensinam as tecnologias sociais, as bases da Economia Colaborativa, que proporcionam resultados para a comunidade multiplicando o uso dos recursos, a eficiência do pouco dinheiro que circula na cultura. Um mapeamento dos atores e espaços da cultura local traz um estoque de recursos que podem ser mobilizados, uma discussão vai criando um empreendimento cultural, que pode ser um evento, um festival, uma festa, o que for coletivamente criado, enfim o que for desejo deles fazerem juntos. A Casa Fora do Eixo de Fortaleza realiza o seminário, aplicando uma tecnologia própria, onde se cobre um extenso currículo de planejamento e produção, mesclando grupos de trabalho com conversas com convidados, como eu. Pena Schmidt

Produtor musical

O EntrePontos Tauá foi para mim, de longe, a melhor experiência de formação em produção cultural que já vivenciei. No percurso de uma semana, tivemos a oportunidade de relacionar teórica e praticamente conhecimentos acerca da produção e gestão cultural em suas muitas faces, culminando na realização do KiTauÁki – Mostra Kinamuiú de Cultura, na composição do Coletivo Kinamuiú Cultural, e no despertar da letargia em que alguns grupos se encontravam, que agora cede lugar a uma busca de organização. Mais que tudo, vejo como o maior legado desse processo, a necessidade de criar novas demandas culturais para a cidade e a continuidade de processos colaborativos, como o ocorrido. Gilmar Costa

Ator, diretor e produtor teatral e participante do EntrePontos em Tauá