Arquitetura da informação e projeto de interação do site da Terra Indígena Tenondé Porã, habitada por 7 aldeias que dividem um território com extensão de aproximadamente 15.969 hectares e situada no extremo sul do município de São Paulo.

 Ano

2017/2018

Local

São Paulo

Pessoas envolvidas

André Quintino, Eduarda Ribeiro e Uirá Porã

Parceiros

Hacklab

SAIBA MAIS

 

No final de 2017 e início de 2018, a equipe do Instituto Mutirão foi responsável pela arquitetura da informação e pelo projeto de interação do site da Terra Indígena Tenondé Porã, contando com Design e Desenvolvimento do Hacklab.

 

A Terra Indígena Tenondé Porã tem uma extensão aproximada de 15.969 hectares e está situada no extremo sul do município de São Paulo, abrangendo partes dos municípios Mongaguá, São Bernardo do Campo e São Vicente. Possui também trechos em sobreposição com duas unidades de conservação: a Área de Proteção Ambiental Capivari-Monos, do município de São Paulo, e o Parque Estadual da Serra do Mar. Há cerca de 1.500 Guarani vivendo na TI Tenonde Porã, habitando, atualmente, 7 tekoa, que os não indígenas conhecem por “aldeias”.

 

No site, são encontradas informações importantes sobre a história do território e sua divisão geográfica, ramificando-se em páginas específicas para cada uma das aldeias e suas particularidades. Há ainda um espaço especial para a gestão das atividades de Turismo, onde são apresentadas todas as vivências que podem ser realizadas, bem como o plano de visitação, o manual de conduta e a opção de solicitação de visita. Um exemplo prático e funcional de como a internet e as tecnologias podem ser usadas para ajudar a manter vivas a história e a cultura dos povos indígenas brasileiros, facilitando a publicização de suas ações e contribuindo para a sustentabilidade de seus territórios.

reSULTADOS

Mapa com direcionamento para a página de cada aldeia

  • Informações sobre história, acesso e infraestrutura
  • Experiências que podem ser vivenciadas
  • Plano de visitação
  • Roteiros possíveis
  • Solicitação de visita
Integração com várias plataformas

Gestão de Turismo

  • Agendamentos 100% online de visitas às aldeias e atrativos turísticos da TI Tenondé Porã
  • Instrumento de filtragem, registro histórico, e organização dos dados relativos às visitas, visitantes e parceiros não indígenas envolvidos
  • Fotos, imagens de satélite, links e outras informações úteis a respeito da TI Tenondé Porã e das atividades de visitação.
  • Abas específicas para cadastro de instituições não indígenas que queiram ser parceiras nas visitas; outra contendo as diretrizes do Plano de Visitação e uma terceira com regras de conduta para visitação na Terra Indígena.