Mutirão em Rede https://mutirao.org.br Instituto Brasileiro de Políticas Digitais Mon, 09 Oct 2023 18:31:32 +0000 pt-BR hourly 1 https://mutirao.org.br/files/2019/03/cropped-avatar-facebook-amarelo-02-32x32.png Mutirão em Rede https://mutirao.org.br 32 32 Um acordo chamado Internet https://mutirao.org.br/2019/03/18/3376/ Mon, 18 Mar 2019 13:30:11 +0000 http://mutirao.org.br/?p=3376

Um acordo chamado internet

O Marco Civil da Internet é uma lei pouco conhecida pela população, mas suas implicações transformam decisivamente a maneira como o usuário acessa e se relaciona com a rede

A Internet não é uma coisa: é um acordo. Um acordo em que todos resolvem adotar o mesmo protocolo para trocar informações. É isso que afirma um famoso e já antigo texto, “Mundo de Pontas” (“World of Ends”), de dois grandes precursores das reflexões sobre a internet e a cultura digital, Doc Searls e David Weinberger. 

Sabendo que a Internet não é propriedade de alguém, mas sim um acordo do qual todos decidem, voluntária ou involuntariamente, participar, imagino que você, como provável usuário da Internet, pode estar mais interessado em saber como anda esse acordo e como ele pode mudar e, eventualmente, influenciar de maneira decisiva sua vida e a vida da sociedade em rede da qual fazemos parte. Estou certo? Não necessariamente.

Isso porque hoje vivemos em uma cidade que é regida por leis que a maioria da população não conhece. Um bom exemplo é a Lei Orgânica do Município, que define as “regras de comportamento” dos cidadãos e instituições que compoem a municipalidade, mas que muitas pessoas sequer sabem que existe. Então por que com a internet seria diferente?

Estamos falando do Marco Civil da Internet, que, segundo um de seus idealizadores, professor Ronaldo Lemos, se propõe a “definir claramente as regras e responsabilidades com relação a usuários, empresas e demais instituições acessando a rede”. A idéia é criar uma lei para regulamentar direitos e deveres das pessoas e organizações brasileiras que participam da Internet.

A idéia se transformou em projeto de lei, passou por uma série de debates realizados através de encontros presenciais e ancorados em uma plataforma inovadora que permitiu transformar o processo de consulta pública, geralmente analógico e limitado, em um grande debate sobre direitos e deveres na Internet. Depois de quase dois anos de discussões e estudos, foi apresentado o Projeto de Lei 2126/2011 ao Congresso Nacional. O texto já teve parecer e substitutivo apresentados em comissão especial constituída para debater o projeto, que tramita hoje como PL 5.403/2001 e aguarda na fila para entrar em votação no plenário da Câmara.

O PL, que teve sua votação adiada pela terceira vez no último dia 5 de dezembro, tem como principais barreiras o lobby da indústria autoral e das empresas de telecomunicações, além do desconhecimento das pessoas.

É do interesse das grandes corporações das telecomunicações e indústria cultural, que visam prioritariamente o lucro, o adiamento de regulamentações que podem limitar a capacidade de continuar explorando a diferença e a desigualdade de acesso como forma de aumentar seus ganhos.

Por outro lado, deveria ser interesse de toda a sociedade e, portanto, de seus representantes, que, justamente por isso, tais regulamentações sejam não somente aprovadas, mas divulgadas como forma de garantir que as pessoas gozem plenamente de seus direitos e exerçam responsavelmente suas responsabilidades.

A capacidade de melhorar a sociedade depende da consciência e compreensão de seu modo de funcionamento. Da mesma forma que a capacidade de acompanhar e cobrar governos e representantes eleitos é diretamente proporcional ao esclarecimento sobre seus papéis e suas realizações. Também a possibilidade de melhoria de um meio de comunicação tradicional depende, em tempos de internet, de sua capacidade de se tornar cada vez menos tradicional.

Desse modo, mais do que defender ou criticar uma posição ou projeto, é importante que se compreenda o funcionamento dos acordos aos quais estamos submetidos. No caso da Internet, precisamos saber que, além dos serviços e infraestrutura infinitamente mais avançados que os tradicionais, o modo de organização da grande rede, aberto e descentralizado, está imprimindo na sociedade contemporânea uma nova maneira de se organizar e se expressar. Quem sabe se com o surgimento de um Marco Civil forte e soberano para a Internet no Brasil, esse movimento não nos inspire a criar novos marcos democráticos para a organização da sociedade pós-digital?

 

Uirá Porã é conselheiro de Cultura Digital da Frente Parlamentar Mista em Defesa da Cultura do Congresso Nacional. 

 

Saiba mais 

Comitê Gestor

O Ministério das Comunicações e o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação constituíram o Comitê Gestor da Internet, em maio de 1995. A ideia era tornar efetiva a participação da sociedade nas decisões envolvendo a implantação, administração e uso da Internet no Brasil.

 

Composição

O Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) coordena e integra todas as iniciativas de serviços de Internet no país – como a coordenação da atribuição de endereços internet (IPs) e do registro de nomes de domínios usando <.br>. Composto por membros do governo, do setor empresarial, do terceiro setor e da comunidade acadêmica, o CGI.br representa um modelo de governança com base nos princípios de multilateralidade, transparência e democracia. 

 

Uirá Porã

ESPECIAL PARA O POVO

]]>
Ceará em rede: o futuro é a nossa praia! https://mutirao.org.br/2019/03/07/ceara-em-rede-o-futuro-e-a-nossa-praia/ https://mutirao.org.br/2019/03/07/ceara-em-rede-o-futuro-e-a-nossa-praia/#respond Thu, 07 Mar 2019 13:23:43 +0000 http://mutirao.org.br/?p=3316

Ceará em rede: o futuro é a nossa praia!

O avanço das tecnologias tem forçado governos de todo o mundo a adotar novas práticas e a criar setores de Transformação, Governança e Políticas Digitais. Foi assim no Reino Unido, na Casa Branca e no governo federal.

No Ceará, o Instituto Mutirão apoiou a Secretaria da Cultura do Estado na estruturação de uma célula de Governança Digital que integrou políticas de Gestão, Comunicação e Tecnologia, adotando práticas colaborativas e digitais. Outras secretarias avançaram em diversas iniciativas, que vão do Ceará Transparente ao Hub Tecnológico do Ceará.

O governo estadual também alcançou índice inédito de 1,5% do orçamento destinado exclusivamente à Cultura e previsão de 2% à Ciência e Tecnologia, e agora discute sobre dar escala às políticas exitosas de Educação, Cultura e Saúde.

Nossa aposta é jogar luz nas fibras ópticas do Cinturão Digital e declarar o acesso à internet como um direito básico, visando alcançar o objetivo estratégico do #Ceará2050: Redução radical da desigualdade. Para isso, é fundamental conectar 100% das prefeituras e equipamentos públicos, fomentando a formação de bacias criativas, com afluentes culturais, tecnológicos, educacionais, científicos; sempre com especial impacto sobre a governança local.

O digital que disponibiliza internet de alta velocidade para escolas profissionalizantes é o mesmo digital que pode disponibilizar internet universal para toda a população para reduzir desigualdades e multiplicar oportunidades.

O digital que é utilizado na arrecadação estadual e na divulgação de atividades do governo é o mesmo digital que pode implementar um sistema integrado de identificação, relacionamento, abertura e atendimento de ocorrências, para viabilizar, de fato, o controle social das atividades públicas.

Para refletir, debater e agir sobre essas questões será realizado 14 fevereiro, em Fortaleza, o Fórum de Políticas Digitais. Que é um convite das Secretarias da Cultura e da Ciência, Tecnologia, da Feira da Música e do Mutirão, para que todos protagonizem este contexto de transformações que estão afetando eleições, cultura, governos, enfim, nossas vidas. 

Uirá Porã – Sócio fundador do Instituto Brasileiro de Políticas Digitais – Mutirão

]]>
https://mutirao.org.br/2019/03/07/ceara-em-rede-o-futuro-e-a-nossa-praia/feed/ 0
Zona de Propulsão – Feira da Música 2019 https://mutirao.org.br/2019/02/19/zona-de-propulsao-feira-da-musica-2019/ https://mutirao.org.br/2019/02/19/zona-de-propulsao-feira-da-musica-2019/#respond Tue, 19 Feb 2019 15:07:38 +0000 http://mutirao.org.br/?p=3144

zona de propulsão

na feira da música 2019

Articulação para a realização da Zona de Propulsão, espaço da Feira da Música 2019 que reuniu músicos, produtores, gestores públicos, desenvolvedores, UX designers, analistas de dados, game devs, empreendedores e outr@s agentes do hackerismo em uma verdadeira maratona para a construção de soluções criativas para desafios do cenário da música.

 Ano

2019

Local

Fortaleza (CE)

Pessoas envolvidas

André Quintino, Branca Schutz e Uirá Porã

Parceiros

Secult Ceará, Secitece e Feira da Música

SAIBA MAIS

 

A partir da experiência do TNB e do Mapa Cultural do Ceará, a Feira da Música 2019 realizou uma verdadeira imersão no ecossistema da música, reunindo artistas, produtores, desenvolvedores, gamedevs, designers, UX, analistas de dados e outros agentes do hackerismo para uma experiência disruptiva de pensar e agir juntos na Transformação Digital na Música.

O evento contou com a presença de um super time de especialistas, mentores e jurados das áreas da cultura, tecnologia, políticas públicas e, é claro, da cadeia produtiva da música. Foram selecionados 60 participantes que formaram os times da maratona puderam aventurar-se na StartupMúsica, na HackaTom ou na GameJam. Ao todo, foram distribuídos mais de 10 mil reais em prêmios para os times que apresentaram as melhores soluções.

reSULTADOS

HACKATOM

Uma maratona de desenvolvimento que ocorreu durante 48 horas com o objetivo de fomentar o desenvolvimento de novas soluções e aproximar os talentos da região com as tecnologias existentes na cultura brasileira, proporcionando colaborações inéditas.

STARTUP MÚSICA

Um desafio que conduziu os participantes por um processo que partiu de uma simples ideia até chegar ao desenvolvimento de um produto ou serviço, em pouco mais de 48 horas. Um processo para vivenciar os altos e baixos, a diversão e a pressão que fazem parte da vida dos empreendedores na criação de startups.

GAME JAM

Uma maratona de desenvolvimento de games que ocorreu dentro de 48 horas, com o objetivo de fomentar o desenvolvimento grandes ideias de jogos, bem como revelar as pessoas gabaritadas que podem proporcionar colaborações fantásticas para a indústria de desenvolvimento como um todo.

galeria

]]>
https://mutirao.org.br/2019/02/19/zona-de-propulsao-feira-da-musica-2019/feed/ 0
Fórum de Políticas Digitais https://mutirao.org.br/2019/02/18/forum-de-politicas-digitais/ Mon, 18 Feb 2019 14:58:07 +0000 http://mutirao.org.br/?p=3119

Fórum de Políticas Digitais

Articulação para a realização do Fórum de Políticas Digitais, que aconteceu no dia 14 de fevereiro de 2019, no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, como parte da programação da Feira da Música.

 Ano

2019

Local

Fortaleza (CE)

Pessoas envolvidas

Uirá Porã, Branca Schutz, André Quintino, Vanessa Cabral e Diná Matias

Parceiros

Secult Ceará, Secitece e Feira da Música

SAIBA MAIS

O Fórum de Políticas Digitais, realizado no dia 14 de fevereiro de 2019, no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, reuniu governos, academia, empresas e sociedade em geral para conhecer, refletir e dialogar sobre o potencial da transformação digital a fim de institucionalizar a colaboração em rede como forma de governança do bem comum.

A programação contou com fala de Claudio Prado (produtor cultural e teórico da contracultura e da cultura digital); discussão sobre o HUB Tecnológico do Ceará; Mostra de Soluções e Políticas Digitais, públicas e privadas, com cases de tecnologias digitais aplicadas ao interesse público; além de GTs temáticos. O evento integrou a Interface  de Conversação da Feira da Música 2019.

reSULTADOS

Atividades realizadas

  • Discussão sobre o Hub Tecnológico do Ceará
  • Mostra de soluções digitais (apresentação de 10 cases em 10 minutos cada)
  • Debates específicos em GTs abordando: “Infraestrutura, Dispositivos e Internet Como Direito”, “Identidade, Privacidade e Dados para a Inteligência Coletiva”, “Sistemas, Plataformas e Padrões Abertos de Governança” e “Robôs, Aplicativos e interfaces de Relacionamento”

galeria

]]>
Equipe https://mutirao.org.br/2019/01/31/2964/ https://mutirao.org.br/2019/01/31/2964/#respond Thu, 31 Jan 2019 16:25:48 +0000 http://mutirao.org.br/?p=2964

Equipe

Quem faz o Mutirão?

Gecíola Fonseca

Graduada em Comunicação Social (UFC), atua com leitura crítica da mídia; produção de comunicação com crianças e jovens; direitos humanos; tecnologias digitais e livres para colaboração em rede.

Uirá Porã

Graduado em Sevirismo na Uni Fora do Eixo com especialização Hacker na Mídia Ninja. Trabalha com Cultura Digital, Comunicação e Políticas Públicas para Colaboração em Rede.

André Quintino

Desenvolve projetos de intervenção urbana, instalação sonora e arte digital, com temática relacionada às experiências cotidianas e, em especial, às tecnologias ordinárias.

Diná Matias

Comunicadora, com foco em produção de conteúdo e planejamento estratégico para redes sociais. Atua com divulgação e cobertura de eventos e festivais e ministra oficinas de comunicação colaborativa e em rede.

Vanessa Cabral

Formada em Pedagogia pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Integrou o Coletivo Popfuzz de 2011 a 2013 (Maceió-AL), com 8 anos de experiência na área de produção cultural, social media, economia criativa, sustentabilidade, criação e prestação de contas de projetos para editais e produção audiovisual.

]]>
https://mutirao.org.br/2019/01/31/2964/feed/ 0
Mapas Culturais https://mutirao.org.br/2019/01/30/mapas-culturais/ https://mutirao.org.br/2019/01/30/mapas-culturais/#respond Wed, 30 Jan 2019 13:37:21 +0000 http://mutirao.org.br/?p=2872

Mapas culturais

Articulação para criação da ferramenta “Mapas Culturais”, software livre que permite o aprimoramento da gestão cultural dos municípios.

 Ano

2013

Local

Ceará/Brasil

Parceiros

Instituto Tim

SAIBA MAIS

 

Em julho de 2013, agentes culturais de vários países da América Latina e do Brasil se reuniram para discutir a criação de uma ferramenta de mapeamento de iniciativas culturais e gestão cultural. Desse encontro surgiram as bases para a criação da plataforma Mapas Culturais, que permite organizar informações sobre agentes culturais, atividades e locais relacionados a cultura em um município ou região, fazendo um mapeamento desses dados. Pode ser alimentada por agentes públicos e também por agentes culturais de maneira colaborativa. Permite a criação de agenda cultural e possibilita um registro completo dos produtores e espaços culturais da região, contribuindo para a elaboração de políticas públicas na área da cultura.

 

A equipe do Instituto Mutirão esteve diretamente envolvida no processo de criação do Software, além de participar ativamente da implementação do Mapa Cultural do Ceará, do Mapa Cultural de Sobral, do Mapa Cultural do Rio Grande do Sul e do Mapa Cultural do Ministério da Cultura. Antes disso, em 2012, a experiência do Mapa da Cultura de Fortaleza, uma das iniciativas do Comitê Fortaleza Digital e Criativa da Prefeitura Municipal, foi essencial no processo de criação do Instituto Mutirão.

reSULTADOS

Ampliação da rede

  • 3 mapas temáticos
  • 2 mapas internacionais
  • 11 mapas estaduais
  • 31 mapas municipais
  • No Ceará: criação dos mapas de Chorozinho, Fortaleza, Guaramiranga, Sobral e Juazeiro do Norte

]]>
https://mutirao.org.br/2019/01/30/mapas-culturais/feed/ 0
Governança Digital – Secult Ceará https://mutirao.org.br/2019/01/30/governanca-digital-secult-ceara/ https://mutirao.org.br/2019/01/30/governanca-digital-secult-ceara/#respond Wed, 30 Jan 2019 12:34:06 +0000 http://mutirao.org.br/?p=2846

governança digital

Consultoria em Políticas Digitais que propôs e resultou na estruturação do setor de Governança Digital da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, responsável por executar dinâmicas de Gestão Colaborativa, apostando nas tecnologias digitais e na articulação em rede para elaboração, desenvolvimento e acompanhamento das Políticas Culturais.

 Ano

2016

Local

Fortaleza

Parceiros

Secretaria da Cultura do Estado do Ceará

SAIBA MAIS

 

Um dos resultados práticos desse processo foi a digitalização dos editais da Secult, que contam hoje com inscrições 100% online via Mapa Cultural do Ceará e estão organizados em um site específico contendo os editais em período de divulgação para conhecimento público, editais com inscrições abertas, editais em processo de seleção e editais com seleção finalizada, bem como acesso às inscrições e detalhamento sobre valores, público alvo e orientações para participação.

Metas

  • Mapeamento como ação inicial para uma gestão colaborativa da cultura
  • Integração dos sistemas de gestão, participação e comunicação
  • Ampliação do relacionamento com o cidadão
  • Fomentar a articulação em rede e co-realização de ações e políticas
Integração com várias plataformas

Rede da Cultura: 4 ciclos das Políticas Públicas

  • Ciclo 1: Cartografia e Georreferenciamento
  • Ciclo 2: Governança e Participação
  • Ciclo 3: Conhecimento, Comunicação e Memória
  • Ciclo 4: Economia Criativa e Geração de Renda
  • Transversal: Formação, capacitação e eventos

]]>
https://mutirao.org.br/2019/01/30/governanca-digital-secult-ceara/feed/ 0
Encontrão Hacker https://mutirao.org.br/2019/01/29/encontrao-hacker/ https://mutirao.org.br/2019/01/29/encontrao-hacker/#respond Tue, 29 Jan 2019 20:40:36 +0000 http://mutirao.org.br/?p=2829

Encontrão Hacker

Articulação para a realização das duas primeiras edições do Encontrão Hacker, em 2014, no Rio Grande do Sul, e da terceira edição, em 2015, no Ceará.

 Ano

2014 e 2015

Local

Rio Grande do Sul e Ceará

Pessoas envolvidas

Branca Schutz e Uirá Porã

Parceiros

Lucas Pirola e Guilherme Donato

SAIBA MAIS

 

O Encontrão Hacker é um encontro imersivo para apresentação de experiências, discussões políticas, tecnológicas e conceituais, sessões de trabalho para elaboração de especificações técnicas, priorização de demandas e construção de um grande roadmap das ferramentas digitais para a Cultura. Voltado para gestores, conselheiros, profissionais, empreendedores e todos os interessados em Políticas Culturais e Ferramentas Digitais para a gestão pública.

 

:: Histórico

 

1º Encontrão Hacker

Realizado nos dias 24 e 25 de janeiro, no Rio Grande do Sul, como parte da agenda de atividades do Conexões Globais. A programação foi composta por uma Hackathoona, uma CriptoParty e um ciclo de Debates, promovendo a construção de tecnologias, o intercâmbio e a integração de agentes, coletivos e iniciativas públicas e privadas interessados em experimentar e pesquisar os limites e desafios da participação social e da democracia em rede.

 

2º Encontrão Hacker

Realizado nos dias 18 e 19 de setembro de 2014,  em uma parceria entre o Governo do Rio Grande do Sul, o Instituto Tim e o ITS Rio. A programação englobou um “Encontro de desenvolvedores da plataforma Mapas Culturais” e uma “Maratona Hacker do Login Cidadão“, tendo como foco a realização de uma apresentação técnica das plataformas para desenvolvedores interessados em implementar as soluções em suas instituições e participar ativamente do seu desenvolvimento.

 

3º Encontrão Hacker

Aconteceu em Fortaleza (CE), nos dias 15 e 16 de março de 2015, reunindo gestores, conselheiros, profissionais, empreendedores e todos os interessados em Políticas Culturais e Ferramentas Digitais para a gestão pública. O evento foi marcado ainda pelo lançamento do Mapa Cultural do Ceará.

reSULTADOS

Compartilhamento e construção coletiva de tecnologias

  • Ciclo de Debates, promovendo a construção de tecnologias, intercâmbio e a integração de agentes, coletivos e iniciativas públicas e privadas
  • Ações de estímulo à participação social e à democracia em rede
  • Encontro de desenvolvedores da plataforma Mapas Culturais
  • Lançamento do Mapa Cultural do Ceará

galeria

]]>
https://mutirao.org.br/2019/01/29/encontrao-hacker/feed/ 0
tESTE DINA https://mutirao.org.br/2019/01/29/teste-dina/ https://mutirao.org.br/2019/01/29/teste-dina/#respond Tue, 29 Jan 2019 16:31:17 +0000 http://mutirao.org.br/?p=2732

Web Design

Case Study
Online Store

Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry’s standard

Team

John Doe
Jan Smith
David Andrews

Categories

Web Design
Branding

Creative Process

Excepteur sint occaecat cupidatat non proident, sunt in culpa qui officia deserunt mollit laborum. Sed ut perspiciatis unde omnis.

Lorem ipsum dolor sit amet, adipiscing elit. Maecenas ornare congue quam et rutrum.

Aliquam ac leo vitae mauris hendrerit euismod. Duis iaculis enim id lorem sodales suscipit. Donec faucibus purus sit amet turpis suscipit vulputate.

Time Management

The point of using Lorem Ipsum is that it has a more or less normal distribution of the point of using.

User Testing

The point of using Lorem Ipsum is that it has a more or less normal distribution of the point of using.

Market Research

The point of using Lorem Ipsum is that it has a more or less normal distribution of the point of using.

Team Management

The point of using Lorem Ipsum is that it has a more or less normal distribution of the point of using.

Product Features

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Maecenas metus sapien, tempus nec lectus vitae, varius porttitor turpis. Ut sit amet tincidunt nulla, nec ultrices est. Aliquam sollicitudin tempor dui, ac accumsan metus vulputate sit amet. Donec placerat rutrum tellus et.

b

Minimal Design

Responsive Design

Creative Idea

User Experience Research

The point of using Lorem Ipsum is that it has a more or less normal distribution of the point of using.

Brand Redesign

The point of using Lorem Ipsum is that it has a more or less normal distribution of the point of using.

Web & App Development

The point of using Lorem Ipsum is that it has a more or less normal distribution of the point of using.

Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry’s standard dummy text ever.

A story in Research

Excepteur sint occaecat cupidatat non proident, sunt in culpa qui officia deserunt mollit laborum. Sed ut perspiciatis unde omnis iste natus sit voluptatem accusantium doloremque laudantium totam rem aperiam, eaque ipsa quae ab illo inventore veritatis et quasi architecto beatae vitae dicta sunt explicabo ipsum quia dolor sit amet qui dolorem.

Nemo enim ipsam voluptatem quia voluptas sit aspernatur aut odit aut fugit, sed quia consequuntur magni dolores eos qui ratione voluptatem sequi nesciunt neque porro quisquam est.

The numbers

Excepteur sint occaecat cupidatat non proident, sunt in culpa qui officia deserunt mollit laborum. Sed ut perspiciatis unde omnis iste natus sit voluptatem accusantium doloremque laudantium totam rem aperiam, eaque ipsa quae ab illo inventore veritatis et quasi architecto beatae vitae dicta sunt explicabo ipsum quia dolor sit amet qui dolorem.

  • Conversion Rate – 90%
  • Return Users – 77%
  • Social Following – 85%

Projects

Satisfied Clients

Ongoing Projects

Cups Of Coffee

Other Recent Works
Excepteur sint occaecat cupidatat non proident, sunt in culpa qui officia deserunt mollit laborum. Sed ut perspiciatis unde omnis.

Let’s Start Something new
Say Hello!

Excepteur sint occaecat cupidatat non proident, sunt in culpa qui officia deserunt mollit laborum. Sed ut perspiciatis unde omnis.

]]>
https://mutirao.org.br/2019/01/29/teste-dina/feed/ 0
Mapa Cultural do Ceará https://mutirao.org.br/2019/01/22/mapa-cultural-do-ceara/ Tue, 22 Jan 2019 14:58:06 +0000 http://mutirao.org.br/?p=2616

Mapa Cultural do Ceará

Articulação para implementação do Mapa Cultural do Ceará, que reúne informações sobre agentes, espaços, eventos e projetos culturais, além de ser a plataforma utilizada para participação nos editais da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará.

 Ano

2014

Local

Ceará

Parceiros

Instituto Tim e Secretaria da Cultura do Estado do Ceará

SAIBA MAIS

 

O Mapa Cultural do Ceará, implementado em 2014, é uma plataforma colaborativa que reúne informações sobre agentes, espaços, eventos e projetos culturais, fornecendo ao poder público uma radiografia da área de cultura e ao cidadão um mapa de espaços e eventos culturais do Estado do Ceará.

Cartografias colaborativas e comunitárias

  • Conexão de ferramentas, metodologias e projetos de mapeamento colaborativo, angariando recursos, otimizando um conjunto de ferramentas comuns.
  • Identificação de demandas em comum para utilização do mapeamento como ação inicial para uma gestão participativa da cultura
  • Ferramenta integrada de Gestão, Participação e Comunicação

reSULTADOS

Integração com várias plataformas

A construção da rede

  • Representatividade de todos os municípios do Ceará
  • + 22 mil agentes conectados
  • + 2.5 mil eventos cadastrados
  • + 1.3 mil espaços cadastrados
  • + 800 projetos
  • + 60 editais realizados
  • + 10 mil inscrições em editais

]]>