Histórico
Nossa história começa com um mutirão de comunicação colaborativa da Teia Brasil 2010, quando um grupo de ativistas e profissionais de diversas áreas se conectaram para realizar a cobertura colaborativa, a identidade visual e todo processo de divulgação prévia do evento. Tivemos o privilégio de estrear o prédio que hoje abriga o Porto Iracema das Artes, na ocasião recém desocupado pela Capitania dos Portos, onde montamos um telecentro, uma sala de imprensa e uma central de cobertura colaborativa, tudo conectado ao Cinturão Digital, que disponibilizou mais de 1GB de capacidade para o evento e ofereceu internet segura, gratuita e de qualidade para todos os participantes durante os 5 dias de atividades.
Depois do sucesso dessa empreitada, seguiu-se uma construção coletiva até chegarmos ao dia 12/12/2012, quando decidimos transformar nosso coletivo em uma instituição a partir de um objetivo em comum: promover o uso e a apropriação de tecnologias como forma de alcançar a emancipação humana, através da colaboração em rede e do livre acesso ao conhecimento.
Equipe
Quem faz o Mutirão?
Thais Andrade
Diretora Presidenta
Paulista residente no Ceará há mais de 20 anos, com igual tempo de experiência em produção cultural, elaboração de projetos, leis de incentivo, produção executiva, atuando em todas linguagens, principalmente na música, cultura popular e formação de agentes culturais de periferia.
Clarisse Castro
Diretora de Gestão
Jornalista, doutora em Comunicação e Informação em Saúde, aprendiz de tecnologias de impacto social, defensora e trabalhadora do SUS, agente da Rede de Inovação Aberta em Saúde no Ceará. Uma das criadoras e líder de narrativas do Felicilab – Laboratório de Inovação no SUS do Ceará.
Sérgio Farias
Diretor de Projetos
Articulador por zonas de cultura e tecnologia, territórios fortes e de paz. Contra a fome e por economia local. Coordenador da Cozinha Solidária do MTST e coordenador do MTST Ceará.
Lucas Pirola
Diretor de Tecnologias
Desenvolvedor full-stack com ampla experiência em Linux. Atualmente trabalhando como full-stack na Nossas (AIGL). Acredita fortemente em código aberto e que o processo de desenvolvimento não é apenas sobre software, mas também sobre a comunidade ao nosso redor.
Jorge Godoy
Conselho Fiscal
Designer há quase 20 anos. Ingressou na área da tecnologia por meio do Felicilab – Laboratório de Inovação no SUS do Ceará, atuando como UX/UI Designer e Designer de Serviços. Possui conhecimentos avançados em design thinking, teoria das cores, direção de arte, marketing digital e produção de podcasts.
Ranielder Freitas
Conselho Fiscal
Entusiasta de tecnologia, amante de astronomia e ficção científica. Doutor e Mestre em Design, atua há 20 anos em soluções em Design para políticas públicas, com ampla experiência em designer thinking. Último líder de design do Felicilab – Laboratório de Inovação no SUS do Ceará.
Já fizeram parte disso tudo
Xauí Peixoto
Produtor e gestor cultural, coordenou a Rede Cearense de Pontos de Cultura na Secult/CE, foi assessor de Cidadania e Diversidade Cultural do Centro Cultural Bom Jardim e esteve na Direção de Ação Cultural e Presidência do Instituto Ecoa Sobral. Atualmente está no Ministério da Cultura.
Daniel Leão
Captador de recursos e gestor de projetos nas áreas da Cultura, Meio Ambiente, Esporte e Sociedade. Tem atuado também com gestão de projetos de implantação de sistemas nas áreas de Saúde Pública (Sistema de Regulação Médica) e Cultura (Mapa Cultural e Lei Aldir Blanc).
Adriano Passos
Servidor público na Universidade Federal do Ceará, formado em Sistemas de Informação. Atua na área de Tecnologia da Informação e Comunicação, Tecnologias Educacionais e Juventude.
Gecíola Fonseca
Graduada em Comunicação Social (UFC), atua com leitura crítica da mídia, produção de comunicação com crianças e jovens, direitos humanos, tecnologias digitais e livres para colaboração em rede.
Uirá Porã
Graduado em Sevirismo na Uni Fora do Eixo com especialização Hacker na Mídia Ninja. Trabalha com Cultura Digital, Comunicação e Políticas Públicas para colaboração em rede.
André Quintino
Desenvolve projetos de intervenção urbana, instalação sonora e arte digital, com temática relacionada às experiências cotidianas e, em especial, às tecnologias ordinárias.
Diná Matias
Comunicadora, com foco em produção de conteúdo e planejamento estratégico para redes sociais. Atua com divulgação e cobertura de eventos e festivais, e ministra oficinas de comunicação colaborativa e em rede.
Vanessa Cabral
Formada em Pedagogia pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Integrou o Coletivo Popfuzz de 2011 a 2013 (Maceió-AL), com 8 anos de experiência na área de produção cultural, social media, economia criativa, sustentabilidade e produção audiovisual.
Tiê Porã
Mãe de gêmeos, graduada em Administração, com especialização em Sevirismo.