Histórico

Nossa história começa com um mutirão de comunicação colaborativa da Teia Brasil 2010, quando um grupo de ativistas e profissionais de diversas áreas se conectaram para realizar a cobertura colaborativa, a identidade visual e todo processo de divulgação prévia do evento. Tivemos o privilégio de estrear o prédio que hoje abriga o Porto Iracema das Artes, na ocasião recém desocupado pela Capitania dos Portos, onde montamos um telecentro, uma sala de imprensa e uma central de cobertura colaborativa, tudo conectado ao Cinturão Digital, que disponibilizou mais de 1GB de capacidade para o evento e ofereceu internet segura, gratuita e de qualidade para todos os participantes durante os 5 dias de atividades.

Depois do sucesso dessa empreitada, seguiu-se uma construção coletiva até chegarmos ao dia 12/12/2012, quando decidimos transformar nosso coletivo em uma instituição a partir de um objetivo em comum: promover o uso e a apropriação de tecnologias como forma de alcançar a emancipação humana, através da colaboração em rede e do livre acesso ao conhecimento.

Equipe

Quem faz o Mutirão?

Gecíola Fonseca

Diretora de Projetos (licenciada)

Graduada em Comunicação Social (UFC), atua com leitura crítica da mídia; produção de comunicação com crianças e jovens; direitos humanos; tecnologias digitais e livres para colaboração em rede.

Uirá Porã

Diretor de Governança Colaborativa em Rede

Graduado em Sevirismo na Uni Fora do Eixo com especialização Hacker na Mídia Ninja. Trabalha com Cultura Digital, Comunicação e Políticas Públicas para Colaboração em Rede.

André Quintino

Diretor de Gestão do Conhecimento (licenciado)

Desenvolve projetos de intervenção urbana, instalação sonora e arte digital, com temática relacionada às experiências cotidianas e, em especial, às tecnologias ordinárias.

Diná Matias

Diretora de Comunicação

Comunicadora, com foco em produção de conteúdo e planejamento estratégico para redes sociais. Atua com divulgação e cobertura de eventos e festivais e ministra oficinas de comunicação colaborativa e em rede.

Vanessa Cabral

Gerente de Operações

Formada em Pedagogia pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Integrou o Coletivo Popfuzz de 2011 a 2013 (Maceió-AL), com 8 anos de experiência na área de produção cultural, social media, economia criativa, sustentabilidade, criação e prestação de contas de projetos para editais e produção audiovisual.

Adriano Passos

Sócio Fundador

Servidor público de carreira, formado em Sistemas de Informação. Atua na área de Tecnologia da Informação e Comunicação, Tecnologias Educacionais e Juventude. 

Claudia Schulz

Diretora de Sevirismo

Gestora do Fora do Eixo e da Mídia Ninja

José Alves Neto

Gestor de Tecnologias

Hacker, Videomaker e Estudante de Direito

Tiê Porã

Gestora da Gurizada

Mãe de Gemeos, Graduada em Administração com especialização em sevirismo