Histórico

Nossa história começa com um mutirão de comunicação colaborativa da Teia Brasil 2010, quando um grupo de ativistas e profissionais de diversas áreas se conectaram para realizar a cobertura colaborativa, a identidade visual e todo processo de divulgação prévia do evento. Tivemos o privilégio de estrear o prédio que hoje abriga o Porto Iracema das Artes, na ocasião recém desocupado pela Capitania dos Portos, onde montamos um telecentro, uma sala de imprensa e uma central de cobertura colaborativa, tudo conectado ao Cinturão Digital, que disponibilizou mais de 1GB de capacidade para o evento e ofereceu internet segura, gratuita e de qualidade para todos os participantes durante os 5 dias de atividades.

Depois do sucesso dessa empreitada, seguiu-se uma construção coletiva até chegarmos ao dia 12/12/2012, quando decidimos transformar nosso coletivo em uma instituição a partir de um objetivo em comum: promover o uso e a apropriação de tecnologias como forma de alcançar a emancipação humana, através da colaboração em rede e do livre acesso ao conhecimento.

Equipe

Quem faz o Mutirão?

Thais Andrade

Thais Andrade

Diretora Presidenta

Paulista residente no Ceará há mais de 20 anos, com igual tempo de experiência em produção cultural, elaboração de projetos, leis de incentivo, produção executiva, atuando em todas linguagens, principalmente na música, cultura popular e formação de agentes culturais de periferia.

Clarisse Castro

Clarisse Castro

Diretora de Gestão

Jornalista, doutora em Comunicação e Informação em Saúde, aprendiz de tecnologias de impacto social, defensora e trabalhadora do SUS, agente da Rede de Inovação Aberta em Saúde no Ceará. Uma das criadoras e líder de narrativas do Felicilab – Laboratório de Inovação no SUS do Ceará.

Sérgio Farias

Sérgio Farias

Diretor de Projetos

Articulador por zonas de cultura e tecnologia, territórios fortes e de paz. Contra a fome e por economia local. Coordenador da Cozinha Solidária do MTST e coordenador do MTST Ceará.

Lucas Pirola

Lucas Pirola

Diretor de Tecnologias

Desenvolvedor full-stack com ampla experiência em Linux. Atualmente trabalhando como full-stack na Nossas (AIGL). Acredita fortemente em código aberto e que o processo de desenvolvimento não é apenas sobre software, mas também sobre a comunidade ao nosso redor.

Jorge Godoy

Jorge Godoy

Conselho Fiscal

Designer há quase 20 anos. Ingressou na área da tecnologia por meio do Felicilab – Laboratório de Inovação no SUS do Ceará, atuando como UX/UI Designer e Designer de Serviços. Possui conhecimentos avançados em design thinking, teoria das cores, direção de arte, marketing digital e produção de podcasts.

Ranielder Freitas

Ranielder Freitas

Conselho Fiscal

Entusiasta de tecnologia, amante de astronomia e ficção científica. Doutor e Mestre em Design, atua há 20 anos em soluções em Design para políticas públicas, com ampla experiência em designer thinking. Último líder de design do Felicilab – Laboratório de Inovação no SUS do Ceará.

Já fizeram parte disso tudo

Xauí Peixoto

Produtor e gestor cultural, coordenou a Rede Cearense de Pontos de Cultura na Secult/CE, foi assessor de Cidadania e Diversidade Cultural do Centro Cultural Bom Jardim e esteve na Direção de Ação Cultural e Presidência do Instituto Ecoa Sobral. Atualmente está no Ministério da Cultura.

 Daniel Leão

Captador de recursos e gestor de projetos nas áreas da Cultura, Meio Ambiente, Esporte e Sociedade. Tem atuado também com gestão de projetos de implantação de sistemas nas áreas de Saúde Pública (Sistema de Regulação Médica) e Cultura (Mapa Cultural e Lei Aldir Blanc).

Adriano Passos

Servidor público na Universidade Federal do Ceará, formado em Sistemas de Informação. Atua na área de Tecnologia da Informação e Comunicação, Tecnologias Educacionais e Juventude. 

 Gecíola Fonseca

Graduada em Comunicação Social (UFC), atua com leitura crítica da mídia, produção de comunicação com crianças e jovens, direitos humanos, tecnologias digitais e livres para colaboração em rede.

 Uirá Porã

Graduado em Sevirismo na Uni Fora do Eixo com especialização Hacker na Mídia Ninja. Trabalha com Cultura Digital, Comunicação e Políticas Públicas para colaboração em rede.

André Quintino

Desenvolve projetos de intervenção urbana, instalação sonora e arte digital, com temática relacionada às experiências cotidianas e, em especial, às tecnologias ordinárias.

Diná Matias

Comunicadora, com foco em produção de conteúdo e planejamento estratégico para redes sociais. Atua com divulgação e cobertura de eventos e festivais, e ministra oficinas de comunicação colaborativa e em rede.

Vanessa Cabral

Formada em Pedagogia pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Integrou o Coletivo Popfuzz de 2011 a 2013 (Maceió-AL), com 8 anos de experiência na área de produção cultural, social media, economia criativa, sustentabilidade e produção audiovisual.

Tiê Porã

Mãe de gêmeos, graduada em Administração, com especialização em Sevirismo.

José Alves Neto

Hacker, videomaker e estudante de Direito.

Claudia Schulz

Gestora do Fora do Eixo e da Mídia Ninja.